GDF amplia oferta de ônibus aos domingos para atender aumento da demanda no programa Vai de Graça

   Reprodução Semob

 

O Governo do Distrito Federal anunciou um reforço significativo no transporte público aos domingos e feriados como parte da ampliação do programa Vai de Graça. A medida entra em vigor a partir deste domingo (6) e tem como objetivo atender o aumento de 59% no número de acessos ao sistema desde o lançamento da iniciativa, em março deste ano.

Ao todo, 27 linhas de ônibus vão receber 119 novas viagens, beneficiando principalmente moradores de regiões como Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Guará, Ceilândia, Sol Nascente, Itapoã e Paranoá. As mudanças contemplam tanto trajetos de curta distância quanto linhas que ligam os bairros à Rodoviária do Plano Piloto. Os novos horários podem ser consultados pelo aplicativo DF no Ponto.

Além da ampliação da oferta, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) anunciou a criação de uma nova linha: a 023.1, que ligará a Estação da Asa Sul ao Zoológico, com saídas a cada 30 minutos, entre 8h e 17h30, aos domingos e feriados. A linha será operada por veículos do Transporte de Vizinhança, os conhecidos “zebrinhas”.

Outro destaque da nova etapa do programa é a substituição de ônibus comuns por articulados nas linhas 2202 e 2302, que fazem a ligação entre os terminais dos BRTs do Gama e de Santa Maria com a Rodoviária do Plano Piloto. A medida visa ampliar a capacidade de transporte ao longo do dia.

Já a linha 141.5, que faz o trajeto entre o Itapoã, Paranoá e a Prainha, passará a atender também a região do Varjão, com ampliação na quantidade de viagens.

O programa Vai de Graça garante gratuidade nas passagens de ônibus, metrô e BRT aos domingos e feriados. Para ter acesso, basta utilizar um dos cartões já habilitados no sistema — Mobilidade, Vale-Transporte, Especial (PcD), Idoso ou Estudantil. Quem não possui cartão pode liberar o acesso utilizando cartões de crédito ou débito diretamente na catraca, sem qualquer custo adicional.

Fiscais e cobradores seguem orientados a auxiliar os passageiros durante a operação especial, garantindo a fluidez e o bom funcionamento do serviço.

Com a expansão das linhas e a adoção de medidas para aumentar a capacidade de transporte, o programa Vai de Graça consolida-se como uma política pública de incentivo ao uso do transporte coletivo nos dias de menor movimento, oferecendo mais conforto, economia e acessibilidade à população do DF.

 

Leia Também