Nesta sexta-feira (16), os garis do Distrito Federal trocaram as luvas e vassouras por música, sorrisos e um pouco de descanso. Foi dia de comemorar.
O ponto facultativo instituído pelo governador Ibaneis Rocha em 2022 deu aos mais de 5 mil trabalhadores da limpeza urbana do DF uma pausa para celebrar o Dia do Gari, data nacionalmente lembrada em 16 de maio. E o clima não poderia ser outro: no Distrito de Limpeza Norte, o que se viu foi festa, reconhecimento e muita energia.
A governadora em exercício, Celina Leão, fez questão de estar presente. Andou entre os garis, ouviu histórias e reforçou a importância do trabalho que muitas vezes passa despercebido. “Esse é o dia para comemorar os nossos trabalhadores, essas pessoas que são muito especiais. É só você chegar aqui e ver a energia que as pessoas trabalham felizes”, comentou.
Mais do que um evento simbólico, a celebração foi pensada para acolher. Além das atrações culturais, os garis tiveram acesso a serviços públicos essenciais. A estrutura contou com a Carreta da Mulher, atendimentos da Secretaria de Saúde e da Sejus-DF, por meio do programa Na Hora. Em outras palavras, foi um dia para cuidar de quem cuida da cidade.
Celina também aproveitou para lembrar de algo que costuma passar batido no cotidiano urbano: o descarte correto do lixo. “A gente precisa lembrar a população de ajudar. O descarte irregular pode causar dengue, enchentes… são problemas que afetam todos nós”, alertou.
A celebração desta sexta foi um gesto simples, mas simbólico. Um lembrete de que por trás dos uniformes laranja e dos caminhões de lixo há pessoas – com histórias, com sonhos e com um trabalho essencial para o bem-estar de todos.