Estudantes da rede pública são alertados sobre os prejuízos à saúde causados pelo cigarro eletrônico

   Foto: Jotta Casttro/ SEEDF

Nos últimos anos, tem sido evidente o crescimento do consumo de cigarros eletrônicos entre os jovens em diversas nações, incluindo o Brasil. Tal situação levanta preocupações entre especialistas em saúde e órgãos reguladores, que alertam para os potenciais danos à saúde relacionados ao uso desse dispositivo, especialmente entre os mais novos. Com isso em mente, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Saúde, elaborou o projeto de Prevenção do Uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar e do Tabaco.

Nesta terça-feira (2), duzentos alunos do 5º e 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306 Norte participaram de uma palestra preventiva sobre o uso de cigarros eletrônicos ministrada por Ricardo Marques, psicólogo da Gerência de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da SEEDF. Ao longo de 2024, a iniciativa será implementada em 40 escolas da rede pública.

O propósito dessas reuniões é fornecer informações de qualidade para sensibilizar os adolescentes.Enquanto dialogavam com os alunos, foram compartilhadas informações sobre o histórico de utilização desses aparelhos entre os mais jovens, destacando também a possibilidade de os cigarros eletrônicos se tornarem um hábito frequente nesse grupo, devido à sua popularidade decorrente dos aromas e sabores mais cativantes e distintos em comparação com os cigarros tradicionais.

Leia Também