A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) abriu processo seletivo para ingresso em cursos técnicos gratuitos nas áreas de análises clínicas, enfermagem, saúde bucal e, de forma inédita, radiologia. Ao todo, são 280 vagas disponíveis.
O edital traz novidades em relação a edições anteriores. Entre elas, a oferta de vagas pelo Protec (Programa de Ensino Técnico Associado às Residências em Saúde), que integra a formação técnica à experiência prática de residentes, e a inserção imediata dos estudantes em unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF). Além disso, os cursos passam a oferecer aulas nos turnos da manhã e da noite.
Critérios e reserva de vagas
Organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), o processo seletivo é voltado para candidatos com pelo menos 18 anos e ensino médio completo. Pela primeira vez, um edital da ESP-DF destina 20% das vagas a pessoas com deficiência (PcDs), 20% a pessoas negras (pretos e pardos) e 10% a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Com carga horária entre 1.200 e 1.600 horas, os cursos são presenciais, gratuitos e exigem frequência mínima de 75% das aulas. Atividades complementares poderão ser oferecidas em horários alternativos, presenciais ou online, enquanto as aulas práticas ocorrerão preferencialmente no território de residência do estudante, para reduzir deslocamentos e evitar evasão.
Inscrições e provas
As inscrições ficam abertas entre 3 e 10 de setembro, exclusivamente pelo site do Iades, mediante pagamento de taxa de R$ 49. A seleção será feita por meio de prova objetiva com 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática. O candidato precisa alcançar, no mínimo, 50 pontos para ser aprovado, mas será eliminado se obtiver nota zero em qualquer disciplina.
Os locais de prova serão divulgados em 22 de setembro, com aplicação marcada para 28/9, mesma data do gabarito preliminar. O resultado final sai em 28 de outubro, e o período de matrícula dos aprovados vai de 30 de outubro a 5 de novembro.
O edital completo está disponível no site do Iades.