Equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) partiram nesta segunda-feira (13) rumo ao Rio Grande do Sul para reforçar as operações de assistência social em resposta às enchentes e temporais que atingiram o estado.
Transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) da Base Aérea de Brasília, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) estão preparados para atuar em situações de calamidade.
Inicialmente designados para trabalhar em Porto Alegre em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social, a equipe, liderada pelo secretário-executivo da Sedes,Jean Marcel, os servidores permanecerão por dez dias na região.
Além disso, o GDF mobilizou militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil para auxiliar nas operações de resgate e assistência às vítimas das inundações. Desde o início das operações, foram resgatadas 149 pessoas e 45 animais em cinco dias de trabalho. A força-tarefa, inicialmente concentrada nas cidades de São Leopoldo e Bento Gonçalves, permanecerá em ação até o dia 16 deste mês, oferecendo apoio logístico e humanitário às famílias afetadas.
Para coordenar as ações de arrecadação e distribuição de doações, o governador Ibaneis Rocha estabeleceu um comitê de emergência, composto por diversas secretarias, órgãos e instituições públicas, além de representantes da sociedade civil e do legislativo local.
O objetivo é organizar uma campanha eficaz de arrecadação e distribuição de recursos para auxiliar o Rio Grande do Sul nesse momento de crise.