Dia 17 de Abril será Ponto Facultativo no Distrito Federal

   Palácio do Buriti. Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O mês de abril começa com uma boa notícia para os servidores públicos e para os moradores do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta terça-feira (1º), que o dia 17 de abril será ponto facultativo na administração pública direta e indireta do DF.

Além disso, o chefe do Executivo determinou que, para celebrar a data, os cidadãos terão acesso gratuito ao transporte público e a alguns dos principais espaços de lazer da cidade, como o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília.

Gratuidade no Transporte Público e em Áreas de Lazer

O decreto nº 47.035/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), garante que, no dia 17 de abril, o transporte público estará gratuito para todos, por meio do programa Vai de Graça.

A medida visa proporcionar aos moradores uma opção de lazer e mobilidade sem custos, incentivando o uso dos meios de transporte público e dando um respiro financeiro aos cidadãos.

Além disso, os brasilienses poderão aproveitar a data com mais liberdade, já que o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília também estarão abertos à visitação sem cobrança de ingressos, por meio do programa Lazer Para Todos.

A proposta do governador é facilitar o acesso aos espaços públicos de lazer, promovendo bem-estar e cultura para a população. A data promete ser uma oportunidade para quem deseja curtir a cidade, seja em contato com a natureza, em passeios educativos ou simplesmente aproveitando o dia com a família e amigos.

Vale destacar que a medida de ponto facultativo não se aplica a setores essenciais, como saúde, segurança, fiscalização, comunicação e limpeza urbana. Essas áreas, que garantem o funcionamento contínuo dos serviços públicos fundamentais à população, deverão seguir as instruções das respectivas chefias. Ou seja, a cidade continuará a ser atendida nas questões de emergência, vigilância sanitária e segurança pública, sem qualquer interrupção, mesmo com a flexibilização das outras atividades.

 

Leia Também