Nesta terça-feira (04) o governador Ibaneis Rocha anunciou o nome do ex-deputado distrital Claúdio Abrantes (PSD), como novo Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.
Perfil
Francisco Claudio de Abrantes, nasceu em Catolé do Rocha, na Paraíba, veio para Brasília em 1970, junto com a família. Seu primeiro endereço foi em Ceilândia e logo em seguida mudou-se para Planaltina.
Durante a juventude participou do movimento estudantil. Antes de entrar na política, Claúdio Abrantes foi secretário escolar e policial civil. Abrantes sempre teve uma presença muito forte no meio artístico, sobretudo na fotografia e nas artes cênicas.
Durante uma década de 1991 á 2001, Claudio interpretou Jesus Cristo na Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina.
Trajetória Política
Em 2010, Claúdio Abrantes conquistou o seu primeiro mandato como deputado na Câmara Legislativa (CLDF). Ao longo de sua trajetória política Claudio Abrantes teve quatro mandatos de deputado distrital, tendo sido eleito duas vezes (2010 e 2018) e ficado na suplência em dois pleitos (2006 e 2014).
Ao longo da vida política atuou em diversas frentes, como :
- as forças de segurança do Distrito Federal (Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros);
- concursos públicos
- regularização fundiária
- igualdade
- cultura
- saúde
- educação.
Sua atuação por Planaltina produziu inúmeros resultados para a população.
Em 2018, Abrantes foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir a liderança do governo na CLDF e permaneceu no posto até 2020, quando saiu para ser presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF). Nas eleições de 2022, Claúdio Abrantes teve 20.254 votos, mas não foi reeleito, ficou como primeiro suplente do PSD.
No início deste ano presidiu a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).
Cláudio Abrantes assume o cargo num momento importante para a cultura local e nacional a exemplo das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.