Com mais de 57 mil atendimentos, A Tenda+ reforça compromisso com a saúde pública em 2024

   DIVUGAÇÃO

A Tenda+ iniciativa itinerante levou atendimento médico gratuito a diversas comunidades, registrando 57.694 procedimentos realizados em 2024.A primeira parada do programa foi no Riacho Fundo, onde, ao longo de dez dias, 27.729 atendimentos médicos foram realizados

. Em dezembro, entre os dias 11 e 20, foi a vez do Sol Nascente receber a estrutura itinerante. A população local contou com 29.965 atendimentos gratuitos, evidenciando a alta demanda por cuidados de saúde na região.

A iniciativa é financiada por emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e executada em colaboração com o Hospital São Mateus. O programa oferece uma ampla gama de consultas gratuitas, abrangendo ginecologia, pediatria, cardiologia, dermatologia, ortopedia e oftalmologia. Entre os exames disponíveis, estão eletrocardiograma, tonometria, fundoscopia, hemograma completo, glicose e hemoglobina glicada, entre outros.

Entre os serviços ofertados, os exames laboratoriais lideraram a procura, com 13.415 procedimentos realizados. Também se destacaram os exames oftalmológicos, que somaram 6.188, e 3.634 consultas médicas em especialidades como oftalmologia, clínica geral, ginecologia e cardiologia. A estrutura do programa impressiona: com 1,2 mil metros quadrados e 16 consultórios, a Tenda+ tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia. Os atendimentos são organizados via agendamento online, garantindo maior eficiência e conforto para a população.

O sucesso de 2024 abriu caminho para a expansão do programa. Para 2025, o Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ estará presente em mais três regiões administrativas: Estrutural, Ceilândia e Santa Maria. Cada localidade receberá a estrutura itinerante por dez dias, com agendamento digital, reforçando o compromisso do GDF em democratizar o acesso à saúde.

O programa não apenas alivia a pressão sobre as unidades fixas de saúde, mas também se torna uma ponte para que comunidades carentes recebam cuidados essenciais.

Leia Também