O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Ricardo Vale (PT), protocolou nesta semana o Projeto de Lei 1.249/2024, com o objetivo de expandir o acesso ao ensino de idiomas ofertados pela rede pública. A proposta visa garantir que os Centros Interescolares de Línguas (CILs) tenham o direito de oferecer cursos de idiomas na modalidade de educação a distância (EaD) por meio de plataformas digitais.
Segundo o parlamentar, a digitalização dos cursos é uma solução estratégica para ampliar a cobertura de atendimento a estudantes e membros da comunidade. Atualmente, apenas 25% dos 82 mil alunos matriculados no ensino médio da rede pública do DF têm acesso aos 17 CILs existentes. O projeto também considera o grande número de pessoas da comunidade, de diversas faixas etárias, que manifestam interesse em aprender um segundo idioma.
“Sabemos que o domínio de um segundo idioma pode ser o que separa um trabalhador de melhores vagas de trabalho e condições dignas. E, hoje, o DF conta com um sistema de ensino de idiomas muito bom, tanto que milhares de estudantes se habilitam todos os anos em busca de uma vaga, além das remanescentes que são destinadas à comunidade. Então, nada mais justo que usar a tecnologia para potencializar esse importante instrumento de educação e cidadania”, argumenta o deputado Ricardo Vale.
O projeto de lei surge como uma resposta ao déficit de vagas nos CILs e ao crescente interesse da população por qualificação em idiomas. Caso aprovado, a iniciativa permitirá que mais estudantes e cidadãos tenham acesso ao ensino de línguas, independentemente de sua localização geográfica ou de barreiras físicas, potencializando a inclusão e a democratização do conhecimento no Distrito Federal.