Nesta sexta-feira (13), o GDFiníciou uma nova fase no processo de regularização fundiária ao lançar a Carreta da Regularização Fundiária, um projeto inovador da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab). Durante o evento de estreia, realizado na Praça do Buriti, 500 escrituras foram entregues gratuitamente a moradores de diferentes regiões administrativas, consolidando o compromisso do governo com a democratização do acesso à moradia.
Com o formato itinerante, a Carreta da Regularização Fundiária tem como objetivo principal acelerar a legalização de terrenos e a titulação de imóveis em comunidades de interesse social no Distrito Federal. Inicialmente, o projeto começará por São Sebastião e será expandido, nos próximos meses, para Planaltina, Sol Nascente, Riacho Fundo e Riacho Fundo II.
Estrutura para facilitar o acesso
O veículo dispõe de oito guichês de atendimento, áreas internas e externas adaptadas para pessoas com deficiência, além de banheiros e instalações modernas. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento.
Na carreta, os moradores poderão obter informações sobre processos de regularização fundiária, entregar documentos para a titulação de imóveis e acessar outros serviços relacionados à legalização de terrenos.
O projeto contará com um investimento de R$ 4,58 milhões para operar por 12 meses, sendo R$ 2 milhões oriundos de uma emenda parlamentar do deputado distrital Rogério Morro da Cruz. A iniciativa busca não apenas legalizar propriedades, mas também engajar a comunidade em um processo de inclusão social e segurança habitacional.
Para os beneficiados, a obtenção da escritura representa mais do que a regularização de um imóvel: é a conquista de um direito básico, que assegura dignidade e estabilidade para milhares de famílias em todo o DF.