A Carreta da Inclusão, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD), chega ao Recanto das Emas nesta terça-feira (30), a partir das 10h. A estrutura itinerante permanecerá na região administrativa até quinta-feira (1º), localizada na área atrás do Centro Empresarial 104, no estacionamento do Castelo Forte, em frente ao Conjunto 1.
O projeto visa oferecer uma ampla gama de serviços à população, incluindo entretenimento, encaminhamento ao mercado de trabalho, apoio jurídico e a emissão de carteirinhas de identificação para pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Até setembro, a Carreta da Inclusão passará por seis regiões administrativas, com a expectativa de entregar um total de 3.777 carteiras de identificação. Após o Guará, primeira região a receber a iniciativa, a Carreta visitará Samambaia (13 a 15 de agosto), Gama (26 a 28 de agosto), Santa Maria (3 a 5 de setembro) e Planaltina (17 a 19 de setembro).
No Recanto das Emas, a Carreta contará com a presença da Diretoria de Emprego e Renda da SEPD, que oferecerá suporte a quem busca oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, a Defensoria Pública do DF estará presente para fornecer atendimentos jurídicos, ajudando a resolver pendências burocráticas e orientando sobre como solicitar o cartão de passe livre para ônibus e metrôs para pessoas com deficiência.
Um dos principais atrativos da Carreta da Inclusão é a arena gamer, onde os visitantes podem experimentar jogos eletrônicos adaptados com tecnologia assistiva. O espaço também permite a inscrição no projeto Gamifica DF, promovido pela Secti, que oferece cursos gratuitos nas áreas de desenvolvimento de jogos, design e marketing.
Com esta iniciativa, a Secti e a SEPD buscam promover a inclusão social e digital, garantindo que todos os cidadãos do Distrito Federal tenham acesso a serviços essenciais e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
