Com o objetivo de garantir que todas as turmas da rede pública de ensino comecem o ano letivo de 2025 com professores em sala de aula, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) colocou em prática o programa Carência Zero. A iniciativa, que mobiliza equipes de diversos setores desde dezembro de 2024, promete eficiência e planejamento estratégico para atender os mais de 450 mil estudantes da rede pública.
O primeiro passo do Carência Zero foi identificar as carências definitivas e provisórias nas escolas. Esse levantamento minucioso, conduzido pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), envolveu as regionais de ensino e as unidades escolares para mapear as vagas surgidas por motivos como exonerações, aposentadorias ou afastamentos temporários, como licenças médicas e férias.
Contratação de Professores Temporários
Uma das principais frentes do programa é a contratação de professores temporários aprovados no Processo Seletivo Simplificado de 2024. Esses profissionais deverão se apresentar às regionais de ensino já a partir desta segunda-feira (20) para atualização de documentos. Esse procedimento é essencial para que possam escolher suas carências no dia 28 deste mês, garantindo que estejam prontos para atuar assim que o ano letivo começar.
Além de suprir necessidades imediatas, o programa reforça o compromisso da SEEDF com a qualidade do ensino ao assegurar que as contratações sejam feitas com agilidade, mas sem perder o rigor técnico e administrativo.
Reforço no Quadro Efetivo: Aposta no Longo Prazo
Paralelamente, a SEEDF investiu no fortalecimento do quadro de servidores efetivos em 2024, nomeando 4.427 profissionais da educação. Desse total, 3.844 são professores, 146 orientadores e 437 gestores. As posses já começaram, e os novos servidores estão em processo de escolha de lotação, com a expectativa de estarem em suas respectivas unidades antes do início do ano letivo.
Essa ação demonstra o compromisso de longo prazo da secretaria em estruturar a rede com servidores permanentes, reforçando a estabilidade e a continuidade do ensino.
O programa Carência Zero vai além de números. Ele simboliza uma resposta à altura para os desafios históricos enfrentados pela educação pública no Distrito Federal, como a falta de professores e a sobrecarga de trabalho nas escolas. Para os estudantes, a garantia de começar o ano letivo com professores em sala de aula significa um ambiente mais organizado e propício para o aprendizado.
Com o Carência Zero, a SEEDF reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, mostrando que planejamento estratégico e ações integradas são indispensáveis para superar os desafios do sistema público. À medida que 2025 se aproxima, professores, alunos e famílias do DF podem esperar um início de ano letivo estruturado e alinhado às demandas da rede.