Na tarde desta terça-feira (9), um incêndio de grandes proporções atingiu a GLEBA 1 da Floresta Nacional de Brasília (FLONA). O fogo começou por volta das 12h e teve origem em uma área fora dos limites da unidade de conservação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado e mobilizou, inicialmente, nove viaturas, além de um avião e um helicóptero no combate às chamas. A operação contou com o apoio de diversas instituições que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), como o ICMBio, IBAMA/Prevfogo, IBRAM e o próprio CBMDF.
Diante da gravidade da situação e de um pedido de reforço feito pela administração da FLONA, o CBMDF acionou seu sistema de sobreaviso. Militares que estavam em expediente administrativo também foram convocados para reforçar o efetivo de combate ao fogo.
Para coordenar as ações entre as diversas instituições envolvidas e otimizar o uso de recursos humanos e materiais, foi instalado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta utilizada em ocorrências de grande porte e que envolvem múltiplas agências.
A área afetada pelo incêndio foi estimada em 220 hectares. Segundo o CBMDF, no início da noite o fogo foi considerado sob controle, mas o local segue em monitoramento constante, com equipes em alerta para qualquer novo foco.