Em um fim de semana embalado por conquistas e superação, a atleta Vitória Alves, de 27 anos, mostrou que determinação e coragem podem vencer qualquer obstáculo.
Representando Sobradinho I, ela brilhou no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), realizado entre os dias 4 e 6 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Voltou para casa com três medalhas: ouro no arremesso de peso, ouro no lançamento de dardo e bronze no salto em distância.
Vitória compete na categoria T20, voltada para atletas com deficiência intelectual. No seu caso, o diagnóstico é de grau leve, causado por complicações durante o parto. Mas nada que a impedisse de sonhar e lutar para realizá-los. Entre treinos, estudos e os cuidados com a família, ela construiu uma rotina que desafia qualquer zona de conforto.
“Treino de segunda a sábado no Estádio Augustinho Lima, aqui em Sobradinho, com meu treinador Gastão Reis Mesquita, e, duas vezes por semana, treino na rua de terra em frente à minha casa mesmo. À noite, estudo no programa de Educação para Jovens e Adultos”, conta Vitória, que é casada há nove anos com Lucas e mãe do pequeno Davi Luiz, de sete anos.
Mesmo com uma trajetória sólida no esporte — iniciada ainda aos cinco anos de idade —, Vitória quase ficou de fora da competição por falta de recursos. Ela atualmente recebe a Bolsa Atleta do Governo do Distrito Federal, mas o benefício está prestes a vencer. Foi então que sua história cruzou com a de um novo apoiador.
O advogado Renato Rocha, fundador do projeto Justiça Para Todos e do Instituto Mulheres em Ação, conheceu Vitória por meio das redes sociais. “Eu conheci a Vitória pelo Instagram. Coincidentemente, ela mora em Sobradinho, onde minha mãe também vive. Apoiei a iniciativa porque acredito que o esporte é um caminho para formar cidadãos disciplinados, dar oportunidades, especialmente para aqueles com poucas condições financeiras, além de afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade”, explicou.
Com o apoio de Renato e outros patrocinadores locais, Vitória conseguiu viajar e representar o Distrito Federal com garra e excelência. “Sou muito grata pelo apoio que recebi. Poder competir e ainda voltar com três medalhas é uma realização enorme. Representar minha cidade e vencer tantos desafios é motivo de muito orgulho”, afirma.
Não é a primeira vez que Vitória sobe ao pódio. Ao longo de sua carreira, ela já conquistou dezenas de medalhas e troféus, em competições nacionais e internacionais. Um dos momentos marcantes foi sua participação no Campeonato Internacional Open de Atletismo, onde representou o Brasil e voltou com uma medalha de ouro, duas de prata e o troféu de vice-campeã.
Renato Rocha destaca que histórias como a de Vitória devem servir de alerta e inspiração. “A Vitória é uma jovem dedicada, disciplinada e extremamente talentosa. Apoiar o esporte é investir no futuro. Precisamos dar oportunidades para que atletas como ela possam alcançar seu potencial máximo e inspirar outros jovens.”
Enquanto celebra os novos feitos, Vitória mantém os pés no chão e o foco no próximo desafio. Com o apoio certo, ela sabe que pode ir ainda mais longe — e inspirar muitos outros a seguirem seu exemplo.