“Dar de si antes de pensar em si.” A máxima que sustenta o espírito rotário não é apenas um lema é uma filosofia de vida que, traduzida em gestos concretos, inspira a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Foi sob esse princípio que o Rotary Club Brasília – o Pioneiro abriu, na noite desta quinta-feira (28), o ano rotário de 2025-2026, em solenidade conduzida pelo presidente José Fernando Vilela, marcada pela entrega da mais alta honraria do clube, a Medalha do Mérito Ernesto Silva.
A cerimônia, carregada de simbolismo, foi também um momento de memória. Entre os presentes, ecoou a lembrança do legado semeado pelo jornalista Toni Duarte, presidente no biênio 2023-2024. Em 2023 Toni Duarte instituir a medalha que, desde então, se tornou um marco do reconhecimento rotário. Duarte foi amplamente citado e endossado pelos presentes, não apenas pela condução de sua gestão, mas pela visão de eternizar, por meio da comenda, a memória de um dos fundadores do clube e de Brasília, o médico e militar Ernesto Silva.
Em seu discurso de abertura, o presidente do clube,José Fernando Vilela revisitou essa história, lembrando que “a medalha carrega a memória de um homem visionário, idealista e comprometido com os valores rotários e com o desenvolvimento do Distrito Federal”. Ao se dirigir aos homenageados, destacou a importância de celebrar publicamente trajetórias que refletem, em suas esferas profissionais e pessoais, o compromisso com a coletividade. “Seus nomes se juntam ao legado deste clube e ao compromisso de continuar honrando aqueles que, desde 1958, plantaram a semente desta cidade. O Rotary é movido por esta máxima de vida: dar de si antes de pensar em si”, afirmou.
Foram homenageados com a medalha do Mérito Ernesto Silva: Jair Soares, desembargador e presidente do TRE-DF; coronel Moisés Alves Barcelos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF; Weligton Luiz Moraes, secretário de Estado de Comunicação do Distrito Federal; Maria José Santos Duarte, liderança rotária; Paulo Octávio Alves Pereira, empresário; e José Aparecido da Costa Freire, presidente da Fecomércio-DF.
A noite, marcada pelo calor humano e pela reverência ao legado, reafirmou a missão do Rotary Club Brasília- o Pioneiro de perpetuar seus valores em cada ação, em cada vida tocada, em cada gesto de generosidade.
Na inauguração de um novo ciclo rotário, a capital federal testemunhou mais uma vez a força de um princípio que, embora simples em palavras, é imenso em significado: dar de si antes de pensar em si.