Fato por Fato Banner

Pix por aproximação começa a valer no Brasil: veja como funciona e se vale a pena aderir

   Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (28), uma nova funcionalidade do Pix começa a valer no Brasil: o Pix por aproximação. A novidade permite que os usuários realizem pagamentos sem precisar digitar senha, escanear QR Codes ou usar a função Copia e Cola.

A tecnologia chega com a promessa de tornar as transações ainda mais rápidas e práticas, mas, por enquanto, estará disponível apenas para celulares Android que utilizam o Google Pay. Isso porque Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão cadastrados no Banco Central como iniciadores de pagamento.

Como o Pix por aproximação funciona?

O sistema usa a tecnologia NFC (Near Field Communication), a mesma utilizada em cartões de crédito e débito com pagamento por aproximação. O usuário apenas desbloqueia o celular e o encosta na maquininha de cartão, confirmando o pagamento com autenticação via impressão digital, reconhecimento facial ou senha.

Já nas compras online, o processo será ainda mais simples: o pagamento poderá ser feito com apenas um clique dentro do site da loja, sem precisar abrir o aplicativo do banco ou escanear códigos.

Várias instituições financeiras já estão preparadas para oferecer o Pix por aproximação. Entre os bancos participantes estão:

Banco do Brasil
Bradesco
BTG Pactual
Caixa Econômica Federal
C6 Bank
Itaú
PicPay
Santander

Além disso, 12 marcas de maquininhas de cartão já firmaram parceria com o Google Pay para garantir compatibilidade com a nova modalidade. Algumas delas são: Cielo, Getnet, Rede, Mercado Pago, PagBank e Stone.

Pix por aproximação é seguro?

Uma das principais preocupações dos usuários é a segurança. Como o pagamento por aproximação elimina a necessidade de senha, muitos temem que o recurso possa facilitar fraudes.

No entanto, o sistema foi desenvolvido para ser tão seguro quanto um cartão de crédito ou débito por aproximação. Isso significa que:

  • O pagamento só ocorre se o celular estiver desbloqueado;
  •  Será necessário autenticar a transação com biometria ou senha;
  • O usuário pode definir limites diários e por transação;
  • A funcionalidade pode ser desativada a qualquer momento no app do banco.

Além disso, alguns bancos, como o Banco do Brasil, exigirão a senha bancária para pagamentos acima de R$ 200, garantindo uma camada extra de proteção.

Como ativar o Pix por aproximação no seu celular?

Se você tem um Android e quer testar a novidade, siga este passo a passo:

🔹 No Google Pay:
1️⃣ Vá até as configurações do celular e ative o NFC (Configurações > Conexões > NFC);
2️⃣ Abra o app Carteira do Google;
3️⃣ Toque em “Adicionar à carteira” e depois em “Cartão de pagamento”;
4️⃣ Escolha “Novo cartão de débito ou crédito” e siga as instruções.

🔹 Pelo app do banco:
1️⃣ Abra o aplicativo do seu banco e selecione “Pix por aproximação”;
2️⃣ Aproxime o celular da maquininha compatível no momento do pagamento;
3️⃣ Confirme a transação e pronto!

 

Leia Também