Uma noite repleta de emoção e significados marcou esta quinta-feira (21) no Rotary Club de Brasília. Na sede da Fundação dos Rotarianos, no Setor de Clubes Esportivos Sul, a cerimônia celebrou momentos memoráveis, unindo história, reconhecimento e novos começos.O evento, além de dar as boas-vindas a novos membros, destacou-se pela entrega da Medalha Ernesto Silva, honraria destinada a personalidades cujas trajetórias deixaram um legado duradouro para a comunidade.
Na ocasião , o jornalita, Toni Duarte que preside o Rotary Club Brasília, endossou que,“essa noite representa a essência do Rotary: reconhecer aqueles que fazem a diferença em suas comunidades e inspirar outros a seguir o mesmo caminho. Cada uma das homenagens realizadas aqui hoje celebra histórias de dedicação, inovação e compromisso com o bem-estar coletivo, valores que estão no coração do Rotary Club de Brasília.”
Duarte destacou ainda que nomes como Osório Adriano, Elson Cascão, Dona Geralda Campos Branquinho e nossa inesquecível Yara Escalante é mais do que uma forma de preservar suas memórias; é um convite para que todos nós, rotarianos e membros da sociedade, continuemos a construir um legado de solidariedade e transformação social.
Ao dar as boas-vindas aos novos membros que ingressaram na família rotariana. Ele destacou que “agora fazem parte de uma das maiores organizações humanitárias do mundo, movida por um único propósito: servir acima de tudo.”
No rol dos homenageados, estava Osório Adriano, ex-deputado federal pelo Distrito Federal. Aos 95 anos, o empresário e político foi celebrado por sua trajetória marcante. Nascido em Uberaba (MG), em 1929, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Miami em 1957 e, no mesmo ano, escolheu Brasília como lar. Fundador do Grupo Brasal, Osório é reconhecido como um dos principais nomes do empreendedorismo na capital e cofundador do Partido da Frente Liberal (PFL). Com cinco mandatos como deputado federal, sua atuação foi pautada pelo compromisso com o desenvolvimento de Brasília.
Outro homenageado foi o empresário Elson Cascão, cuja memória vive intensamente entre familiares e amigos. Pioneiro em Brasília desde 1958, transformou um pequeno posto de gasolina no Núcleo Bandeirante na bem-sucedida Rede Cascol. Além de empresário visionário, Elson foi um defensor da pecuária sustentável, adotando práticas modernas como a Integração Pecuária-Floresta. Falecido em julho deste ano, aos 92 anos, sua trajetória foi rememorada com carinho por seu filho, Elsinho Cascão, em um discurso emocionante que exaltou sua dedicação, inovação e espírito familiar.
A noite também foi marcada por um tributo à rotariana Yara Escalante, representada por sua família. Seu neto emocionou os presentes ao relembrar o amor de Yara pelo serviço comunitário e sua incansável dedicação ao Rotary Club. Sua história continua a inspirar novas gerações, consolidando seu legado de comprometimento social.
Outro momento de destaque foi a entrega da Medalha Ernesto Silva à Dona Geralda Campos Branquinho. Com uma vida dedicada ao voluntariado e projetos humanitários, Dona Geralda foi reconhecida por seu exemplo de liderança e solidariedade, atributos que espelham os valores do Rotary.
A cerimônia também celebrou a entrada de quatro novos membros na família rotariana: o jornalista Ricardo Ulhoa, os empresários Andrey Barbosa e Edvaldo Dias, e o economista Atos Queiroz. A noite ganhou um tom descontraído e festivo com a apresentação de Don&Zet, conhecidos seresteiros da Vila Planalto.
Para coroar a noite houve um jantar de comemoração e confraternização, reafirmamos o espírito do Rotary Club de Brasília: um grupo de pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano e comunitário, sempre guiadas pelo ideal de fazer o bem sem olhar a quem. Essa é a força que nos une e nos impulsiona a construir um futuro melhor para todos.