Cleber Lopes Propõe Isenção de Anuidade para Advogados Iniciantes e Realocação de Recursos na OAB/DF

O postulante à presidência da OAB/DF, Cleber Lopes, anunciou, que os advogados recém-inscritos, com até cinco anos de registro na seccional, estarão dispensados do pagamento da anuidade. Essa iniciativa começará a ser aplicada a partir de 1º de janeiro de 2025, caso a sua chapa a”Verde”, ganhe a eleição. O comunicado foi realizado no início da noite desta terça-feira (12), após um dia de reuniões com sua equipe de profissionais que revisou todos os custos da gestão atual.

“É um absurdo o que conseguimos constatar. O dinheiro da anuidade está sendo mal gasto e não se reverte em nada para quem mais precisa: exatamente quem está começando na carreira”, explica Cleber, que lidera a chapa verde.

Segundo as informações dos dados levantados pela equipe contratada, os investimentos da atual administração da OAB/DF em serviços terceirizados e ações secundárias, como autopromoção, se realocados podem cobrir as taxas para os advogados registrados nos primeiros cinco anos. Além disso, possibilitará que aqueles com até 10 anos de registro recebam um desconto de 25%.

“O advogado é quem representa a OAB/DF, portanto, os benefícios devem ser direcionados a eles, e não para despesas em setores cujo interesse se limita ao grupo que está à frente,” ressalta o advogado de defesa.

O levantamento indica que as despesas sob a administração de Délio Lins e Silva Júnior não eram acessíveis no Portal da Transparência para verificação externa desde 2022. Somente após solicitações e insistências de Cleber Lopes, os dados passaram a ser divulgados no site da seccional.

Leia Também