Teatro Nacional reabre com cinco dias de celebração e shows de grandes nomes da música e artes cênicas

   Foto: Júnior Aragão/Secec-DF

A reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro será marcada por cinco dias de programação especial, com atrações de artistas locais e nacionais. O destaque será a reinauguração da Sala Martins Pena, que volta a receber o público após quase uma década fechada. As festividades, batizadas de Projeto Viva o Teatro, ocorrerão nos dias 18, 20, 21, 22 e 23 de dezembro e incluirão apresentações de Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a banda Plebe Rude e o grupo teatral Os Melhores do Mundo.

O governador Ibaneis Rocha celebrou a entrega da obra, que reforça o compromisso do governo com a revitalização de espaços culturais. “Reabrir o Teatro Nacional Claudio Santoro foi um compromisso que firmamos desde o início deste governo. A entrega da Sala Martins Pena devolve ao Distrito Federal um de seus equipamentos públicos mais simbólicos, além de fomentar o setor cultural e turístico da cidade, gerando cultura, emprego e renda para a população”, afirmou o governador.

Programação especial para todos os públicos

A celebração terá início no dia 18, com uma apresentação exclusiva da OSTNCS, intitulada Sinfonia do Concreto, em homenagem aos trabalhadores responsáveis pela obra. No dia 20, a programação contará com a apresentação da OSTNCS ao lado da dupla Chitãozinho e Xororó, em um espetáculo chamado O Novo Ato, restrito a convidados.

A partir do dia 21, os eventos serão abertos ao público, com ingressos disponíveis gratuitamente pelo site Sympla. No sábado, o cantor e violeiro Almir Sater sobe ao palco às 19h30 para um show especial intitulado Recomeço. Já no domingo, a comédia ganha destaque com o espetáculo TelaPlana, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, com sessões às 17h e 19h30. A programação se encerra na segunda-feira, 23, com o show Hoje é dia de rock, em homenagem à Brasília e ao gênero musical, com a banda Plebe Rude e convidados, a partir das 20h.

Obra de restauração histórica

Fechada desde 2014 devido a irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ministério Público, a Sala Martins Pena passou por uma ampla restauração iniciada em 2022. O projeto, dividido em etapas, contou com um investimento de R$ 70 milhões na primeira fase, que incluiu adequações de acessibilidade, modernização do sistema de ventilação e iluminação, construção de saídas de emergência e ampliação da capacidade para 480 lugares, incluindo áreas reservadas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual.

As poltronas, carpetes e cortinas foram substituídos para atender às normas de segurança. A área expositiva também foi revitalizada e transformada em um memorial. Nas próximas etapas, serão restauradas as Salas Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, o Espaço Dercy Gonçalves e o anexo do teatro, com investimento total estimado em R$ 320 milhões.

Calendário do Projeto Viva o Teatro

  • 18 de dezembro (segunda-feira): Concerto da OSTNCS (Sinfonia do Concreto), às 20h (exclusivo para operários da obra).
  • 20 de dezembro (quarta-feira): Show da OSTNCS com Chitãozinho e Xororó (O Novo Ato), às 20h (exclusivo para convidados).
  • 21 de dezembro (quinta-feira): Show de Almir Sater (Recomeço), às 19h30 (aberto ao público).
  • 22 de dezembro (sexta-feira): Espetáculo TelaPlana, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, às 17h e 19h30 (aberto ao público).
  • 23 de dezembro (sábado): Show da Plebe Rude e convidados (Hoje é dia de rock), às 20h (aberto ao público).

A reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro não apenas celebra a recuperação de um patrimônio cultural, mas também marca um novo capítulo para a cena artística e turística de Brasília.

Leia Também