Entrou em vigor nesta terça-feira (4) a Lei nº 7.682/2025, que cria oficialmente a Corrida do Servidor no calendário do Distrito Federal. A proposta, apresentada pelo deputado distrital Martins Machado (Republicanos) e assinada por outros cinco parlamentares, busca valorizar o funcionalismo público por meio da prática esportiva e promover o bem-estar coletivo.
A nova legislação estabelece que o evento será realizado todos os anos no último domingo de outubro, em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28/10. A iniciativa prevê três modalidades de participação — caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km — e será coordenada pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF), com possibilidade de parcerias com entidades públicas e privadas.
Aprovada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a norma amplia o leque de atividades institucionais voltadas ao reconhecimento dos servidores públicos, ao mesmo tempo em que estimula o cuidado com a saúde física e mental.
A expectativa é de que a primeira edição da Corrida do Servidor, com data prevista para outubro, conte com ampla adesão dos servidores das diversas categorias e áreas da administração pública do DF.