Câmara Legislativa do DF celebra o Dia do Capoeirista em sessão solene

   Reprodução web

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) celebrará o Dia do Capoeirista nesta sexta-feira, 2 de agosto, às 19h, com uma sessão solene no plenário da Casa. A iniciativa, proposta pela deputada Jaqueline Silva (MDB), tem como objetivo prestigiar essa manifestação cultural e homenagear os capoeiristas do Distrito Federal.

De acordo com a deputada Jaqueline Silva, a capoeira é uma prática que integra a identidade brasileira e representa uma das expressões artísticas mais populares do país. “A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes”, destacou a parlamentar.

Instituído pela Lei 6.694/20, o Dia do Capoeirista é comemorado anualmente em 3 de agosto no calendário oficial do Distrito Federal. No entanto, em nível nacional, ainda não existe uma legislação que oficialize a data em todo o país.

Origem  da capoeira

A capoeira, que combina dança e luta ritmada, tem suas origens no período de escravidão no Brasil. Para se defenderem das agressões dos senhores, os escravizados utilizavam movimentos ágeis do corpo como forma de luta. Proibida no país até 1940, a capoeira foi descriminalizada e, desde 2014, é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

A celebração do Dia do Capoeirista na CLDF representa um reconhecimento da importância cultural e histórica dessa prática, reafirmando seu valor como patrimônio imaterial do Brasil e do mundo.

Leia Também