Vacinação da gripe é ampliada para toda a população a partir de 6 meses

   reprodução freepik

O Ministério da Saúde estendeu a cobertura da vacina contra gripes para todas as pessoas com 6 meses ou mais de idade. A decisão foi comunicada pela ministra Nísia Trindade Lima em sua conta no “X”, antiga plataforma “Twitter”.

Segundo a ministra, a ampliação da faixa etária da vacinação foi implementada visando conter a propagação da gripe. “Estamos adotando essa medida de forma antecipada devido ao aumento dos registros de influenza”, afirmou.

Apenas o Norte não fará parte da expansão da faixa etária para a vacinação contra gripe, já que a imunização na região foi realizada anteriormente a partir de novembro passado. Segundo a ministra, os municípios terão autonomia para restringir determinadas faixas etárias de acordo com a disponibilidade de vacinas, porém isso deve ocorrer de maneira excepcional.

Na quinta-feira passada, a Fiocruz divulgou o Boletim Infogripe, que chamou a atenção para o crescimento de hospitalizações devido à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelos vírus da gripe, vírus respiratório sincicial e rinovírus.

Levando em conta os resultados favoráveis de infecções respiratórias, 10,7% dos indivíduos apresentavam covid-19, 23,4% estavam com influenza A ou B, e 57,8% com vírus sincicial respiratório.

A ministra garantiu que está acompanhando de perto as situações atuais para implementar as estratégias de imunização da maneira mais eficaz possível.

Leia Também