Fato por Fato Banner

Restituição do IR 2025: Receita libera consulta ao maior lote da história nesta segunda (23)

   Imagem ilustrativa

A Receita Federal abre, às 10h desta segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Com cerca de 6,5 milhões de contribuintes contemplados, este é o maior lote já registrado em volume de beneficiários e montante a ser pago, totalizando R$ 11 bilhões.

O lote inclui apenas contribuintes com algum tipo de prioridade — legal ou por critérios definidos neste ano — e contempla também restituições residuais de anos anteriores. O pagamento será efetuado no próximo dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Entre os beneficiados, estão:

  • 4.764.634 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix;
  • 1.044.585 idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • 496.650 professores, cuja principal fonte de renda vem do magistério;
  • 148.090 pessoas com 80 anos ou mais;
  • 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

A novidade de 2025 está na priorização de quem usou, ao mesmo tempo, os dois mecanismos digitais — pré-preenchimento e Pix. Embora esse grupo não tenha prioridade garantida por lei, a Receita decidiu incluí-lo como preferencial, como forma de incentivar o uso das novas ferramentas.

Consulta e regularização

Para saber se está entre os contemplados, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) e clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguido da opção “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta via aplicativo oficial da Receita para celulares e tablets.

Quem não estiver na lista pode consultar o extrato da declaração no portal e-CAC. Em caso de pendência, é possível corrigi-la enviando uma declaração retificadora, ficando o contribuinte elegível aos próximos lotes.

Reembolso retido e prazos

Se o valor não for creditado, por exemplo, devido a dados bancários incorretos ou conta desativada, o montante ficará disponível por até um ano para resgate no Banco do Brasil. O reagendamento pode ser feito online, pelo Portal BB, ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte perca o prazo de um ano, poderá solicitar o resgate no portal e-CAC, acessando a aba “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Com a liberação deste segundo lote, a Receita reafirma a proposta de modernizar os processos e priorizar o contribuinte que adota ferramentas digitais. Ao todo, cinco lotes serão pagos ao longo do ano.

Leia Também