Receita Federal Libera Quarto Lote de Restituição do Imposto de Renda de 2024

   © Shutterstock

Nesta sexta-feira (30), aproximadamente 5,3 milhões de contribuintes brasileiros que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física receberão o quarto lote de restituições de 2024. Este lote, que também inclui restituições residuais de anos anteriores, contempla cerca de 47 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Ao todo, a Receita Federal irá desembolsar R$ 6,87 bilhões, que serão creditados ao longo do dia na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Diferente dos lotes anteriores, a maior parte deste valor será destinada a contribuintes que não possuem prioridade no reembolso. Ao todo, 4.904.908 restituições foram liberadas para esses contribuintes, que não se enquadram em critérios como uso de declaração pré-preenchida, informação de chave Pix, residência no Rio Grande do Sul ou outras categorias prioritárias.

Prioridades no Recebimento

Apesar disso, 261.019 contribuintes foram contemplados por terem informado a chave Pix do tipo CPF na declaração ou por terem utilizado a declaração pré-preenchida, critérios que garantem prioridade desde 2023. Além disso, 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos e 47.238 residentes no Rio Grande do Sul também receberam prioridade. O Rio Grande do Sul, em especial, teve seus contribuintes incluídos na lista de prioridades devido às enchentes que afetaram a região em maio deste ano.

Outros grupos prioritários incluem 27.372 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério, 15.077 idosos acima de 80 anos e 7.168 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Consultas e Pendências

Os contribuintes que desejam verificar se estão incluídos neste lote de restituições podem consultar a página da Receita Federal na internet. O procedimento é simples: basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer essa consulta através do aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.

Aqueles que não encontrarem seus nomes na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração. Caso haja alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes, que serão liberados na malha fina.

 

Leia Também