Ministro destaca avanços no combate à fome: 13 milhões de pessoas fora do mapa da fome

   Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O Ministro dodo Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, comemorou , Wellington Dias, a queda de 13 milhões no número total de pessoas que passam fome no país.

Segundo o Instituto Fome Zero, o número de pessoas  em situação de insegurança alimentar grave no Brasil passou de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023.

“Tudo isso resultou numa orquestra positiva que comemoramos hoje. E temos que comemorar mesmo porque, historicamente, é a maior queda. Você tirar assim, em um ano de arrumação da casa, 13 milhões de pessoas do mapa da fome”, disse, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Essas pessoas estão nas cidades médias e grandes. Em situação de rua, que é ainda um quadro que estamos cuidando porque é muito grave”, destacou. “Quando a gente fala de fome grave é fome que mata. Assim como matou Yanomami e morreram crianças. Estamos falando disso”, completou.

O ministro enfatizou que, incluindo a fome moderada, pesquisas mostram que 20 milhões de pessoas no Brasil estarão sairam desse cenário em 2023.“Poder comemorar que já foi dado um passo grande, com 13 milhões a menos do mapa da fome, mostra o tamanho da nossa responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para alcançar outros que ainda não chegamos”.

Leia Também