Neste sábado (19), mais de 900 mil estudantes do ensino fundamental e médio em todo o Brasil participaram da segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova iniciou às 14h30 (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os locais de prova estão disponíveis no site oficial da Obmep, organizados por estado e escola, e os candidatos devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.
A Obmep, que este ano registrou a participação de um número recorde de 56.516 instituições de ensino de 5.564 municípios, alcançando 99,9% das cidades brasileiras, é a maior competição científica do país. A primeira fase, realizada em 4 de junho, contou com a participação de 18,5 milhões de estudantes.
Na prova da segunda fase, composta por seis questões discursivas, os alunos utilizarão lápis ou caneta esferográfica azul ou preta para responder às perguntas, que são adaptadas de acordo com o nível de ensino. Os estudantes devem apresentar um documento de identificação legível, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar.
Incentivo e Premiação
A 19ª edição da Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. Adicionalmente, serão entregues 20,5 mil medalhas estaduais. Para os medalhistas, as recompensas vão além do reconhecimento: os premiados têm acesso a programas de formação e desenvolvimento, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece bolsas do CNPq.
De acordo com Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador geral da Obmep, o programa PIC promove encontros presenciais e virtuais, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes. “Os resultados da Obmep impactam diretamente a formação de talentos em matemática no Brasil. Muitos dos ex-participantes ingressam em carreiras científicas e tecnológicas”, ressalta Pereira.
Além do aprendizado, os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participar do programa, cujo objetivo é preparar os alunos para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais. A lista dos premiados será divulgada no dia 20 de dezembro.
A Obmep, custeada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), tem um papel essencial na promoção do estudo da matemática e na identificação de jovens talentos em todo o país. A competição é destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e serve como porta de entrada para oportunidades acadêmicas, como o curso de bacharelado gratuito em matemática da tecnologia e inovação (Impa Tech), oferecido pelo Impa.
Esse curso de graduação, localizado no Rio de Janeiro, é uma oportunidade exclusiva para jovens que desejam ingressar no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo para a turma de 2025 terá início em novembro.
Os participantes da Obmep contam com o apoio do portal oficial da olimpíada, que oferece conteúdos gratuitos para estudo, como videoaulas, apostilas, exercícios resolvidos e testes de avaliação. O site também permite que os alunos acompanhem seu histórico de participação e obtenham certificados ao atingir um desempenho mínimo de 70% nas avaliações. Professores podem usar a plataforma para orientar suas turmas e acompanhar o progresso dos alunos, enquanto pais e responsáveis têm a possibilidade de monitorar o desempenho dos filhos.