Estudantes terão acesso ao gabarito do Enem mais cedo este ano

   Imagem Freepik

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. Originalmente prevista para o dia 20 de novembro, a publicação será feita ainda nesta semana, conforme o ministro. A nova data será divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Segundo o cronograma, os resultados finais devem ser liberados em 13 de janeiro de 2025.

Neste domingo (10), os candidatos responderam às questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática. No domingo anterior (3), primeiro dia de provas, foram abordadas as áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

O segundo dia de provas registrou a presença de 69,4% dos candidatos, um percentual inferior aos 73,4% do primeiro dia. A taxa de abstenção foi de 30,6%, levemente superior ao primeiro dia (26,6%) e menor que a do segundo dia do Enem de 2023 (32%). Ao todo, o exame contou com mais de 4,3 milhões de inscritos.

Este ano, houve um aumento expressivo no número de concluintes do ensino médio de escolas públicas inscritos no Enem, passando de 58% (1,1 milhão) em 2023 para 94% (1,6 milhão). “Esse crescimento se deve ao esforço do ministério e ao impacto do programa Pé-de-Meia, que permite a gratuidade da inscrição para estudantes do terceiro ano. O Enem é a principal porta de acesso ao ensino superior e a políticas públicas estaduais e federais”, destacou o ministro.

Os candidatos que perderam as provas devido a problemas logísticos ou doenças previstas no edital poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (11) até o dia 15 de novembro. A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, e será a única oportunidade de refazer as provas do Enem 2024.

O Enem é a principal avaliação da educação básica no Brasil e, em suas mais de duas décadas de existência, consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

As instituições públicas e privadas utilizam o Enem como critério de seleção, e os resultados também são válidos para processos seletivos em instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso de brasileiros interessados em estudar no país europeu.

Leia Também