O Distrito Federal dá um passo importante para a mobilidade urbana e a inclusão social com a implementação do programa Vai de Graça, que garante gratuidade no transporte público aos domingos e feriados. O decreto, assinado pelo governador Ibaneis Rocha nesta sexta-feira (28), começa a valer já no Carnaval, oferecendo transporte gratuito para ônibus e metrô entre os dias 1º e 4 de março.
A iniciativa visa beneficiar diretamente a população do DF, promovendo maior acesso ao transporte público sem custos, além de estimular o comércio, o turismo e a economia local. O Governo do Distrito Federal (GDF) estima um investimento de aproximadamente R$ 56 milhões anuais para manter a gratuidade.
Com a gratuidade, a expectativa é reduzir a dependência do transporte individual, minimizando congestionamentos e impactos ambientais. O programa inclui todas as linhas de ônibus operadas no DF, incluindo os BRTs e os “Zebrinhas”, mas não contempla os ônibus do Entorno, que são regulamentados pelo governo federal.
Como utilizar o transporte gratuito?
Para acessar o transporte sem custos, o passageiro precisará utilizar um dos cartões aceitos para liberação na catraca:
- Cartão Mobilidade
- Vale-Transporte
- Passe Livre Estudantil
- Cartão PcD (Pessoa com Deficiência)
- Cartão do Idoso
Não serão aceitos pagamentos por cartões de crédito, débito ou Pix.
Para atender ao aumento da demanda nos dias de folia, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) preparou uma programação especial para ônibus e metrô:
Ônibus
- Sábado (1º) e terça (4) → tabela de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos
- Domingo (2) → tabela de domingo com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos
- Segunda (3) → programação de dia útil com reforço de viagens
- Quarta-feira (5) → programação de dia útil com reforço das 11h às 13h para atender o retorno do expediente das repartições públicas
Metrô-DF
- Sábado (1º): 5h30 à 1h
- Domingo (2): 7h à 1h
- Segunda (3): 5h30 à 1h
- Terça (4): 5h30 à 1h
Após as 23h30, apenas a Estação Central permanecerá aberta para embarque e desembarque, enquanto as demais funcionarão apenas para desembarque.
A expectativa é de que o programa Vai de Graça se torne um marco na melhoria do transporte público e na promoção da acessibilidade e inclusão social.