Brasília se organiza para receber mais uma vez um dos principais eventos relacionados à mobilidade sustentável no país: o C-MOVE 2025 – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos. Entre os dias 19 e 20 de março, profissionais da área, autoridades e representantes das marcas mais relevantes do setor se juntarão no CREA-DF (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal) para discutir as tendências, desafios e oportunidades na área da eletromobilidade.
O encontro se estabelece como um ambiente fundamental para promover debates sobre o avanço da mobilidade elétrica no Brasil e as ações governamentais requisitadas para fortalecer essa área.
A cerimônia de inauguração terá a participação da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacando a dedicação da administração local às questões de sustentabilidade e à inovação nos transportes urbanos.
O C-MOVE tem como objetivo continuar a promover um amplo debate sobre os desafios atuais e o futuro da eletromobilidade, apresentando soluções e tendências que impulsionam o transporte sustentável e contribuem para a consolidação das cidades inteligentes no país.
“O C-MOVE é um espaço essencial para promover discussões e parcerias que impulsionam a eletromobilidade no Brasil. Em um cenário de transformação global, é fundamental que o país avance na integração de tecnologias sustentáveis e políticas públicas alinhadas à realidade do setor”,destaca Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos e do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS).
Nos painéis programados, os participantes terão a oportunidade de participar de debater sobre normas de segurança para a recarga de veículos elétricos, o Plano Nacional de Infraestrutura, projetos de reciclagem de baterias e a importância da eletromobilidade na redução das emissões de carbono no transporte urbano e de cargas.
Agenda
O evento começa no dia 19 de março , com a cerimônia de abertura oficial às 9h30, reunindo autoridades, líderes do setor privado e representantes de entidades reguladoras para um diálogo sobre os rumos da mobilidade sustentável no Brasil. Na sequência, o primeiro painel abordará a eletromobilidade sob a ótica governamental, discutindo estratégias e legislações que podem acelerar a transição para o transporte sustentável no país. Ainda no primeiro dia, serão apresentados estudos sobre segurança na recarga de veículos elétricos e os desafios de implementar uma infraestrutura adequada para condomínios e grandes centros urbanos.
Já no segundo dia, 20 de março, os debates terão início com o painel sobre o Plano Nacional de Descarbonização do Transporte Urbano de Cargas, que abordará como políticas públicas e iniciativas privadas podem transformar a logística brasileira, reduzindo emissões e promovendo maior eficiência. Outros destaques incluem o debate sobre a adoção de veículos elétricos no setor público, com ênfase na legislação e em casos de sucesso, e o plano nacional de ônibus elétricos, um tema estratégico para transformar o transporte coletivo no Brasil, alavancar a produção nacional e gerar emprego e renda.
Além dos painéis, o evento contará com uma área de exposição interativa, onde grandes marcas apresentarão as últimas inovações em modais elétricos. As inscrições para o C-MOVE Brasília podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/
O C-MOVE conta com o apoio do CREA-DF – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal, ABVE Associação Brasileira do Veículo Elétrico, PNME – Plataforma Nacional de Mobilidade Sustentável, ABRAVEI- Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos e Inovadores, e do IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável.