A dança será a protagonista do encerramento do projeto Viva o Teatro, que celebra a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Nesta quinta-feira (26), a Sala Martins Pena receberá apresentações de diferentes vertentes artísticas, reafirmando o espaço como um ponto de convergência cultural no Distrito Federal. O evento, com início às 19h10, é gratuito, e os ingressos foram disponibilizados pela plataforma Sympla.
A noite começa com a Síntese Cia de Dança e seu espetáculo Corpo em Serenata. Em seguida, às 19h50, a Transições Companhia de Dança e Artes apresenta Na Pegada Popular no Coração do Brasil, com uma abordagem das raízes culturais brasileiras. Às 20h30, a magia da dança oriental ganha vida com a equipe Shamsa Nureen e sua performance Magia do Oriente. Fechando a programação, às 21h10, o icônico Boi de Seu Teodoro – reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do DF – promete encantar o público com uma apresentação que exalta as tradições populares.
O projeto Viva o Teatro foi iniciado na última quarta-feira (18) com um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) em homenagem aos trabalhadores que participaram da reforma do espaço. Desde então, a programação contou com shows, peças teatrais e tributos musicais, culminando em uma celebração vibrante da diversidade cultural brasileira.
A restauração do Teatro Nacional
A reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro marca o fim da primeira etapa de uma ampla reforma iniciada em dezembro de 2022. Sob coordenação do Governo do Distrito Federal (GDF), o projeto investiu R$ 70 milhões na restauração da Sala Martins Pena e em sua infraestrutura. A reforma foi viabilizada por um planejamento em quatro etapas, permitindo maior agilidade na execução das obras.
O próximo passo, com orçamento previsto de R$ 315 milhões, inclui a restauração da Sala Villa-Lobos, do Espaço Dercy Gonçalves, da Sala Alberto Nepomuceno e do foyer da Villa-Lobos. O edital de licitação já foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
.