Os estudantes que têm planos de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024 ganharam um fôlego extra: o prazo para inscrições foi estendido até a próxima sexta-feira (14). A decisão foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC).
Com a prorrogação das inscrições, outras datas importantes do cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social agora também vão até o dia 14 de junho. Já o prazo para o pagamento da taxa de inscrição foi estendido até o dia 19 de junho.
As provas do ENEM serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, abrangendo todo o território nacional. Este exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país e também em algumas instituições de Portugal, além de ser requisito para programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Fies, ProUni e Sisu.
A taxa de inscrição para o ENEM 2024 é de R$ 85. Estudantes que têm direito à isenção da taxa tiveram até o dia 26 de abril para solicitar o benefício. A participação no exame será confirmada após a realização e conclusão da inscrição para os que tiveram a isenção aprovada. Já os não isentos devem realizar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado para terem sua participação confirmada.
As provas objetivas do ENEM serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, com os gabaritos sendo publicados no dia 20 de novembro no portal do Inep. Os resultados individuais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025 no mesmo site.
No ENEM 2023, um total de 4.018.414 pessoas se inscreveram, com 2.734.100 (68%) delas efetivamente participando do exame. Houve um aumento no número de inscritos e participantes da rede pública em comparação com o exame de 2022, segundo o Inep. No entanto, os números ainda ficam aquém do ideal, com menos da metade dos matriculados fazendo a prova.